
CAPUCHON
NÃO SE PODE DIZER QUE “NO PRINCIPIO, TUDO ERA SILÊNCIO”!
ZININHO E LUIZ HENRIQUE ROSA ERAM OS ÚNICOS COMPOSITORES A SE PROJETAREM NA MÚSICA POPULAR DE FLORIPA, ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 60!
SEGUINDO OS PASSOS DE SÃO PAULO, SURGEM OS FESTIVAIS DA CANÇÃO POR AQUÍ, REVELANDO NOVOS TALENTOS NA COMPOSIÇÃO, COMO DETO E TUCA, ELIANA TAULOIS, E O GRUPO CAPUCHON, ESTE COM CANÇÕES SATÍRICAS E ESPIRITUOSAS, ATRAVESSANDO AS DÉCADAS SEGUINTES COM EXPERIMENTAÇÕES, PASSANDO PELO FOLCLORE, ROCK PROGRESSIVO, MPB, HEAVY METAL, POP ROCK, MANTENDO SEMPRE SUA IDENTIDADE CRIATIVA!
EM 1970, SURGIU O GRUPO CAPUCHON, CRIADO POR NILO (SERGIO AGUIAR), KACHIAS (JORGE SERAFIN) E SAVIO JOSE, COM O INTUITO DE CRIAR MÚSICAS E PARTICIPAR DOS FESTIVAIS DE MÚSICAS PROPRIAS (1 FUCACA E 1 FISC). NO ANO SEGUINTE, SÁVIO DEIXA O GRUPO E ENTRA PACHECO, LOGO SUBSTITUIDO POR NELSON MAGALHÃES.
EM 1972, MARCIO E ALDO COMPUSERAM MUITAS CANÇÕES E PRECISAVAM DE PERCUSSIONISTAS E VOCALISTAS PARA FORMAR UM NOVO GRUPO. CONVIDARAM NILO E KACHIAS (CAPUCHON), QUE QUE JÁ HAVIAM INCLUIDO NELSON MAGALHÃES E, QUANDO FORAM CONVIDADOS PARA UM SHOW NO TEATRO TRAPICHE, FICARAM EM DÚVIDA DE CRIAVAM UM NOVO NOME OU USARIAM PLEBE-CAPUCHON. DE COMUM ACORDO, COM A ANUÊNCIA DOS ANTIGOS INTEGRANTES DO CAPUCHON, PASSARAM A USAR APENAS - “CAPUCHON”.
CANÇÕES COMO “VOA URUBU”, “AUXÍLIO”, “O MANGA”, “PIRÂMIDE DE QUEOPS” TORNARAM-SE CONHECIDAS NACIONALMENTE NO NOSSO PALHOSTOK, SENDO ATÉ MESMO EXECUTADAS POR NOSSAS BANDAS DE BAILE, NA DÉCADA DE 70! NO FESTIVAL DA PRAIA DE LESTE, NO PARANÁ, ELEMENTOS DO CAPUCHON TIVERAM ESTE FEED BACK QUANDO PASSAVAM NO MEIO DA MULTIDÃO E OS “MAGRINHOS” OS IDENTIFICAVAM, CANTANDO AS CANÇÕES QUE OUVIRAM NO PALHOSTOCK! E TIVERAM A HONRA DE SEREM HOSPEDADOS AO LADO DO “TERÇO”, “RITA LEE & TUTTI FRUTTI” E “O SOM NOSSO DE CADA DIA”, COMO ASTROS NACIONAIS.
COM NOVA FORMAÇÃO, MAS MANTENDO SEMPRE TRÊS OU QUATRO COMPONENTES, VOLTAM NA DÉCADA DE 80, AO LADO DOS NOVOS GRUPO ENGENHO, EXPRESSO RURAL, DECALCOMANIA, TUBARÃO, PARTICIPANDO DE QUASE TODOS OS SHOWS LOCAIS, QUANDO A PRIORIDADE ERA A MÚSICA PRÓPRIA. PARTICIPARAM TAMBÉM DO “ANTENA 1 ROCK CONCERT”, AO LADO DE LOBÃO, MADE IN BRAZIL, GANG 90, RPM.
AGRADANDO DESDE O ADOLESCENTE ATÉ A TERCEIRA IDADE, EM CONVIVÊNCIA PACÍFICA, REVEZANDO COMPOSIÇÕES LÍRICAS COM O MAIS PURO METAL!
EM MEADOS DE 85, GRAVARAM SEU PRIMEIRO DISCO, QUE NÃO FOI PRENSADO EM VIRTUDE DA MUDANÇA DE VINIL PARA CD E O GRANDE ENCARECIMENTO PROVOCADO POR ESTA NOVIDADE!
EM 94, EM PORTUGAL, A BANDA MANEZINHA TOK & COR INCLUIU QUATRO TEMAS DO CAPUCHON EM SEU CD, GRAVADO MAS NÃO LANÇADO POR DIVERGÊNCIAS COM A GRAVADORA VIDISCO, QUE QUERIA INCLUIR UM PASTICHE BRASILEIRO NO REPERTÓRIO!
O CAPUCHON PERMANECE VIVO NA MEMÓRIA DAQUELES QUE VIVERAM DE PERTO O DESENVOLVIMENTO DA COMPOSIÇÃO PRÓPRIA DE FLORIPA E FAZEM PARTE NE NOSSA HISTÓRIA MUSICAL!